Vereador pede informações à Prefeitura sobre possíveis melhorias na Estrada da Uva
Requerimento de Hilton Marques foi discutido e aprovado por unanimidade na mais recente Sessão Ordinária da Câmara
Na mais recente Sessão Ordinária da Câmara, realizada na segunda-feira, dia 7 de outubro, o Vereador Hilton Alessandro Marques de Oliveira apresentou o Requerimento nº 134/2024, pedindo à Prefeitura informações sobre possíveis melhorias na Estrada da Uva - “Katsuyoshi Nishimoto”. A propositura foi discutida e aprovada por unanimidade.
As dúvidas do parlamentar são se o Executivo efetuou estudos ou planejamento para o recapeamento e, se sim, qual são o cronograma previsto, os detalhes e os prazos; se existe a possibilidade de construção da ciclovia e se há estudos a respeito; se a Prefeitura tem condições de reformar a sinalização e instalar novas placas de trânsito, e se é viável a implantação de redutores de velocidade em trechos considerados de risco. Em caso afirmativo, quais são os trechos mapeados e o prazo para a implantação.
“É uma demanda bem antiga de reforma daquela estrada. Uma das reclamações mais pontuais é quanto à sinalização, que está se desfazendo. Há animais como capivaras em determinados horários, o que é um perigo, e inclusive os próprios moradores e trabalhadores do local reclamam que não sabem qual é a velocidade da via”, colocou Marques.
Ele acrescentou que a estrada se tornou uma rota para ciclistas. “Pode virar um ponto da prática, se bem executado, e até uma pista de ciclismo. Estou levantando esse Requerimento para que tenhamos ciência do comprometimento da Administração em reformar aquele trecho e minimamente regularizar a situação da Estrada da Uva”, disse.
O Vereador Rivelino Rodrigues parabenizou a iniciativa de Marques, mas entendeu que a discussão deve ser tratada de outra maneira. “Aquela estrada é uma vicinal e é passagem de caminhões carregados com cana, etanol ou açúcar. Não foi projetada para tal fim. Minha sugestão é ser feita uma Parceria Público-Privada com a Usina Colombo para a recuperação dessa estrada. Não digo na sua totalidade ou custo integral da obra, mas ela precisa dar sua contrapartida”, apontou o Edil.
O Vereador João Valeriano Zanetoni lembrou que no início da gestão também fez Indicações e Requerimentos sobre o assunto. “Até conversei com o Secretário na época, que disse que iria conversar com a usina para a parceria. Isso não aconteceu. Quatro anos depois, os moradores me disseram que nada foi melhorado. Acredito que se tivesse colocado a situação, a usina provavelmente teria entendido e ajudado. Cabe agora à Administração rever esse assunto e fazer essa melhoria e até essa parceria com o pessoal da usina”, finalizou.
Comments