top of page

Segunda saidinha temporária do ano coloca 1.121 presos nas ruas da região noroeste

Mais de 1,1 mil presos estão nas ruas de Rio Preto e região desde essa terça-feira, 11, beneficiados pela segunda ‘saidinha’ do ano.   A Justiça liberou temporariamente um total de 1.121 detentos de seis unidades prisionais. Foram soltos 996 do Centro de Progressão Penal de Rio Preto (CPP) Dr. Javert de Andrade, 56 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém e 24 do CDP de Riolândia.

 

Além disso, foram autorizadas as saídas temporárias de 8 presos da Penitenciária de Riolândia e mais 7 do CDP de Paulo de Faria.   No que diz respeito ao Centro de Ressocialização Feminina de Rio Preto (CRF), 30 presas também terão a oportunidade de passar alguns dias com familiares.  




Os detentos deverão retornar para as unidades prisionais na próxima segunda-feira, 17, do contrário, serão considerados foragidos da justiça. Esta é a segunda das quatro saídas temporárias que os detentos do estado de São Paulo terão direito neste ano de 2024. Sendo que as próximas acontecerão nos dias 17/09 a 23/09 e 23/12 a 03/01/2025.  


Durante o período que estiver em liberdade o preso não poderá sair de casa no período noturno, nem frequentar festas ou estabelecimentos que vendam bebidas alcoólicas. Caso seja pego em uma dessas infrações, será detido e encaminhado de volta para sua unidade prisional.  


FIM DA SAIDINHA  

Esta é a primeira 'saidinha' que acontece após a mudança na lei aprovada em março no Congresso Nacional que colocou fim na 'Saída Temporária'. Porém, a mudança só é válida para os indivíduos que foram presos após a promulgação da lei.   Como reflexo das mudanças, o número de presos com direito ao benefício caiu 37% em relação à primeira saidinha do ano que aconteceu em março, quando 1.786 reeducandos tiveram direito ao benefício.  


5% DOS PRESOS NÃO RETORNAM

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, no primeiro semestre de 2023, 6,3% dos detentos que tiveram acesso à saída temporária em todo o país, não retornaram, se atrasaram na volta à unidade prisional ou cometeram uma falta no período da saída.   Na saída temporária de final de ano, 5% não voltaram e são considerados foragidos. Entre eles estão chefes de facções criminosas do Rio de Janeiro, como Saulo Cristiano Oliveira Dias, o SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden. 

*Por Danielle MOLNAR - Dhoje Interior

Comments


bottom of page