top of page

Rio Preto registra a pior qualidade do ar no Estado de SP, diz Cetesb


Parte da queda da qualidade do ar de Rio Preto se deve a uma grande massa de fumaça que atingiu boa parte da cidade nesta terça


A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) registra na manhã desta terça-feira, 17, que Rio Preto está com o pior nível de qualidade de ar em todo estado de São Paulo. Os dados levam em conta informações coletadas pela estação de medição baseada na cidade.


O mapa on-line da Cetesb registra qualidade do ar boa nas cidades das regiões litorânea e da Grande São Paulo. A situação começa a se agravar em Ribeirão Preto e Catanduva, sinalizadas com a cor amarela, e atinge nível péssimo em Rio Preto, sinalizada com a cor vermelha.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o ideal de até 10 microgramas de material particulado fino — MP2,5/m³ de ar (média anual). Nas últimas 24 horas, os moradores de Rio Preto respiraram um ar com uma concentração média diária de 88 microgramas de MP2,5/m³ de ar, um índice 8,8 vezes maior que o considerado ideal pela OMS, segundo medição da Cetesb.


Parte da queda da qualidade do ar de Rio Preto se deve a uma grande massa de fumaça que atingiu boa parte da cidade nesta terça. O coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Lamin, afirma que a fumaça vem de uma grande queimada de canavial registrada de madrugada em Ribeirão Preto, a mais de 100 km de distância de Rio Preto.

A Defesa Civil de Rio Preto alerta para o baixo nível de umidade do ar e as altas temperaturas previstas para os próximos dias. A expectativa é de temperaturas elevadas à tarde — sempre acima dos 30ºC — pelo menos até sábado, 21, e umidade relativa abaixo de 20% em toda a região Noroeste do Estado nesse período.

Do Diário da Região

Comments


bottom of page