top of page

Prefeitura diz que estudo preliminar para revitalização da Avenida Maria Jalles está em andamento

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • 8 de abr.
  • 3 min de leitura

 

Por meio do Secretário Municipal e do Secretário Adjunto de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, respectivamente Manoel Andreo de Aro e André Hideaki Matsukawa, e do Chefe da Divisão de Drenagem Urbana, Brendon Campos Mendonça, a Prefeitura Municipal respondeu ao Requerimento nº 23/2025, do Vereador Luís Especiato, no qual abordou a revitalização da Avenida Maria Jalles.

 

No documento, Especiato perguntou se o Executivo tem algum projeto em andamento para a revitalização da avenida, incluindo melhorias estruturais e paisagísticas. Em ofício, os Secretários e o Chefe responderam que está em andamento o estudo preliminar para a revitalização, que engloba a reestruturação integral do sistema de drenagem pluvial e a implementação de urbanística acessível.

 



Eles salientam que embora o estudo ainda não esteja finalizado, já é possível prever que o projeto demandará um investimento significativo, dada a complexidade dos trabalhos necessários. Acrescentam ainda que no dia 1º de abril, a Pasta deu início à execução de uma intervenção emergencial paliativa no local, visando a restaurar os danos estruturais identificados no sistema de drenagem e recuperar o leito do córrego.

 

Na propositura, o Edil também havia questionado, em hipótese negativa à primeira questão, se haveria possibilidade de realização de um estudo técnico para avaliar a viabilidade de intervenções e modernização do local. A Prefeitura reforçou que o projeto executivo da revitalização está em desenvolvimento.

 

Especiato quis saber qual é o valor estimado para a execução da revitalização e a previsão para o início das obras. A equipe da Pasta disse que atualmente o projeto encontra-se na fase de estudos preliminares, com a equipe técnica dedicada à definição dos dispositivos mais adequados para a revitalização completa da avenida, sem a inclusão de valores estimados.

 

Também colocou que diversas soluções estão sendo analisadas, como gabião, concreto ciclópico, concreto armado moldado in loco e aduelas abertas e aduelas fechadas, com o objetivo de selecionar a alternativa mais eficiente do ponto de vista técnico e econômico, assegurando que a intervenção atenda adequadamente às necessidades estruturais e urbanísticas, sem comprometer sua eficácia.

 

Ainda, no que tange à intervenção emergencial, os trabalhos de recuperação do sistema de drenagem já foram iniciados, de acordo com Aro, Matsukawa e Mendonça. Para isso, segundo eles, estão sendo utilizados materiais específicos como pedra rachão, concreto usinado e malha de aço, executados com recursos próprios da Municipalidade, contemplando a utilização de mão de obra especializada e equipamentos adequados.

 

Outra dúvida do Vereador, no Requerimento, foi se existe um cronograma de manutenção para as árvores localizadas ao longo da avenida, visando a prevenir quedas que possam causar danos a imóveis e colocar em risco a segurança de transeuntes. A resposta foi que todas as árvores no entorno da área estão sendo monitoradas pelo corpo técnico ambiental da Secretaria, com o intuito de se evitar qualquer risco de queda ou comprometimento da estrutura arbórea devido às condições do terreno e à idade avançada das espécies. Além disso, as intervenções necessárias estão sendo realizadas simultaneamente com as obras de recuperação estrutural do sistema de drenagem.

 

Por último, Especiato questionou se há previsão de destinação de recursos municipais, estaduais ou federais para a execução das melhorias necessárias. Aro, Matsukawa e Mendonça informaram que a ação emergencial em curso está em andamento exclusivamente com recursos próprios da Prefeitura, incluindo mão de obra especializada, materiais e maquinários. “Contudo, para a execução do projeto completo de revitalização e reestruturação da infraestrutura de drenagem da Avenida Maria Jalles, há possibilidade de viabilização de recursos adicionais provenientes de fontes estaduais ou federais”, apontaram.

Comments


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page