O AMOR DE CRISTO NO IMPULSIONA - artigo semanal da Diocese de Jales
- Alexandre Ribeiro Carioca
- 9 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
No coração da missão da Igreja Católica reside o amor de Cristo, uma força que nos
impele a buscar a justiça, a solidariedade e a transformação social. Recentemente, essa
força foi celebrada e refletida no Fórum Social do Sub-Regional Ribeirão Preto 2,
realizado nos dias 4 e 5 de maio de 2024. Sob o lema inspirador "O amor de Cristo nos impulsiona" (2Cor 5,15), o evento reuniu membros das cinco dioceses do sub-regional para compartilhar realidades sociais e ações sociopastorais, com um foco específico na situação das pessoas em situação de rua.

A mensagem fundamental do lema do Fórum, baseada na passagem bíblica de
2Coríntios 5,15, ressoa como um chamado à ação para todos os cristãos. O amor de Cristo não é apenas uma inspiração abstrata, mas uma força viva que nos motiva a sair de nossas zonas de conforto e a nos envolvermos ativamente nas questões que afetam os mais vulneráveis em nossa sociedade. É um convite para caminhar juntos, como uma
comunidade de fé, na busca por soluções concretas e na promoção da dignidade
humana.
Durante o Fórum, as discussões foram direcionadas para a realidade das pessoas em situação de rua. Esse é um tema que demanda nossa atenção e ação imediata. Em meio aos desafios sociais e econômicos, é fácil para esses nossos irmãos e irmãs serem negligenciados e marginalizados. No entanto, como discípulos de Cristo, somos chamados a enxergar neles a face do próprio Cristo e a responder com compaixão e solidariedade.
As dioceses do sub-regional Ribeirão Preto 2 têm desempenhado um papel vital na
resposta a essa realidade. Por meio de diversas iniciativas sociopastorais, têm trabalhado
para oferecer apoio, acolhimento e oportunidades de reintegração para aqueles que se
encontram em situação de rua. Do fornecimento de abrigos temporários à assistência
médica e jurídica, as ações desenvolvidas refletem o compromisso da Igreja em ser um
farol de esperança e amor no meio das trevas.
No entanto, o Fórum Social não foi apenas uma oportunidade de celebrar as conquistas
passadas, mas também de traçar novos caminhos para o futuro. Os participantes foram
desafiados a buscar formas mais eficazes de abordar as causas profundas da situação de
rua, incluindo a pobreza, o desemprego e a falta de acesso a serviços básicos. Além
disso, reconheceram a importância de uma abordagem integrada, envolvendo não
apenas as instituições religiosas, mas também o governo, a sociedade civil e o setor
privado.
O lema do Fórum, "O amor de Cristo nos impulsiona", não é apenas uma declaração de fé, mas um chamado à ação concreta. À luz desse amor transformador, somos desafiados a continuar caminhando juntos, como uma única família humana, na busca por um mundo mais justo e solidário. Que as reflexões e as experiências compartilhadas durante este encontro inspirem a todos nós a sermos agentes de mudança e construtores de um futuro melhor para todos, especialmente para aqueles que mais necessitam do nosso amor e cuidado.
Jales, 09 de maio de 2024
Comentarios