top of page

16ª Copa América de Taekwondo: atletas conquistam medalhas e destacam-se em competições internacionais

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • 17 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Mais uma vez, a cidade de Jales brilhou no cenário do esporte de combate. No último final de semana, sob a liderança do Mestre Antonio Marcos, quatro jalesenses representaram a cidade na 16ª edição da Copa América de Taekwondo, o maior campeonato do continente. O evento contou com aproximadamente 2.000 competidores de diversos países das Américas, além de atletas da França e da Coreia do Sul.

No primeiro dia de competições, os veteranos Laura de Oliveira, tricampeã paulista em sua categoria, e João Vitor, de apenas 8 anos, foram os grandes destaques. João, na categoria mirim, conquistou o 1º lugar no festival de habilidades Sang Min Cho e garantiu o 3º lugar nas disputas de poomsae. Já Laura, faixa azul, competiu com 15 atletas de todo o Brasil na categoria de poomsae das faixas vermelhas, levando a medalha de bronze, ficando a apenas 0,080 décimos da campeã.


Equipe de arbitragem de poomsae

No segundo dia, foi a vez das disputas de combate (kyorugui). João Vitor garantiu a 2ª colocação na categoria mirim, enquanto Laura e Marcos, também veteranos nas competições, se sagraram campeões em suas categorias sob a orientação do Mestre Antonio Marcos. A novata Sabrina Novaes, lesionada no pé direito, quase desistiu, mas, mesmo com dores, avançou até as semifinais, conquistando o 3º lugar em uma disputada luta contra uma atleta chilena.

Mestre Antonio Marcos teve um papel triplo na competição: convocado pela Federação Nacional, atuou como árbitro, tanto no poomsae, quanto no kyorugui, além de assumir a função de técnico da equipe jalesense, revezando entre as atividades para acompanhar seus atletas durante as disputas.


Mestre Marcos, Mestre Marcelo Rezende, árbitro internacional que atuou nas olimpíadas de Paris 2024 (ao centro) e Mestre Sérgio Pacheco, técnico de Campinas e ex-árbitro da NBA Norte Americana (à esquerda)

O Instituto Tiger’s Team de Jales, após os resultados acumulados ao longo do ano, alcançou a 37ª colocação por equipes no nível nacional, empatando em pontos com as delegações de Minas Gerais e Rio Grande do Sul nas competições de poomsae. Até o momento do fechamento desta matéria, a classificação geral das competições de kyorugui ainda não havia sido divulgada.

Jales mais uma vez reafirma sua força e tradição no taekwondo, destacando-se entre as melhores do país.

Comments


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page